Em sintonia com a campanha Abril Verde, que reforça a importância da saúde e segurança no trabalho, o Senar/MS vem ampliando suas ações de qualificação voltadas à prevenção de acidentes no meio rural.
Neste ano, já foram realizados 138 cursos, com a participação de 1.356 alunos, dos quais 1.325 foram aprovados. As capacitações, que integram os programas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, atendem às exigências das Normas Regulamentadoras (NRs) e são baseadas em situações reais do cotidiano no campo, promovendo uma cultura prática e eficaz de segurança.
Entre os 10 cursos oferecidos, destacam-se:
Capacitação para Trabalho em Altura
Prevenção de Acidentes com Defensivos Agrícolas, Aditivos, Adjuvantes e Similares
Prevenção e Combate a Incêndios nas Áreas Rurais
Noções de Primeiros Socorros
Educação Postural no Campo
As formações unem teoria e prática, possibilitando que os trabalhadores identifiquem riscos e saibam agir corretamente em situações de emergência. Os impactos positivos já são percebidos no dia a dia no campo.
É o caso de Juliano Rodrigo, operador de máquinas agrícolas, que participou do curso “NR 31.7 – Prevenção de Acidentes com Defensivos Agrícolas, Aditivos, Adjuvantes e Similares”, promovido em parceria com a empresa onde atua.
“Durante o curso, aprendemos não só sobre a destinação correta das embalagens, mas também sobre primeiros socorros em caso de acidentes e o uso adequado dos defensivos. Com isso, além de cuidarmos da nossa própria saúde, contribuímos para a preservação do meio ambiente”, destacou.
Mais do que atender às exigências legais, as ações do Senar/MS reafirmam o compromisso com a valorização da vida e o bem-estar de quem trabalha no campo.
Para saber mais e se inscrever nos cursos, acesse senarms.org.br/cursos ou procure o sindicato rural do seu município.