Uma boa informação pode mudar tudo

Gleice recua e Vander Loubet deve comandar o PT em Mato Grosso do Sul

A disputa interna pela presidência estadual do PT (Partido dos Trabalhadores) em Mato Grosso do Sul sofreu uma reviravolta com a retirada da deputada estadual Gleice Jane da corrida. Com a desistência, o deputado federal Vander Loubet passa a ser o único candidato à liderança do diretório regional da legenda.

A decisão da parlamentar pegou de surpresa aliados e militantes que viam em sua candidatura uma renovação no comando partidário. Estreante na Assembleia Legislativa, Gleice não detalhou publicamente os motivos que a levaram a abrir mão da disputa, mas interlocutores próximos apontam fatores de saúde e compromissos com o mandato como razões para a retirada.

Gleice assumiu o cargo na Casa de Leis em 2023, após a morte do ex-deputado estadual Amarildo Cruz. À época, a deputada revelou ter sido diagnosticada com a síndrome de Guillain-Barré, uma condição autoimune rara que afeta os nervos e pode provocar fraqueza muscular e até paralisia. Nesta sexta-feira (19), uma fonte próxima à parlamentar voltou a citar a doença como fator determinante para sua decisão.

Com a saída da deputada, o diretório estadual do PT ainda não indicou se haverá possibilidade de substituição na chapa. No entanto, o prazo para registro de candidaturas já foi encerrado, o que indica que Vander deve assumir o comando do partido sem concorrência.

Parlamentar mais longevo do PT sul-mato-grossense com mandato federal — está na Câmara dos Deputados desde 2003 — Vander Loubet volta ao posto que já ocupou nos anos 2000, consolidando sua liderança dentro da legenda. Dois petistas com histórico de atuação na direção regional confirmaram à reportagem a retirada de Gleice Jane da disputa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *